A Garganta do Céu é uma das trilhas urbanas mais disputadas do Rio de Janeiro. Ela fica no Parque Nacional da Tijuca e passa por dentro da Mata Atlântica. A entrada da Garganta do Céu é a mesma entrada da Trilha da Pedra da Gávea – a mais procurada e temida do Rio!
A região tem uma infinidade de passeios e se você estiver hospedado no Longboard Paradise, além de curtir as ondas das melhores praias do RJ, poderá desfrutar de um lado espetacular da cidade sem precisar se deslocar muito.
A gente esteve por lá e te conta agora como foi esse passeio radical!
Como chegar na trilha Garganta do Céu
O Parque Nacional da Tijuca tem diferentes entradas – a nossa foi pela Barra da Tijuca, bairro ao lado do Recreio dos Bandeirantes. Na chegada à Garganta do Céu, o terreno escorrega em alguns pontos.
Uma coisa importante que precisamos te contar: para chegar à Garganta do Céu, você não precisa de equipamentos de segurança. Só que o terreno é bem íngreme: tem muita subida!
No dia em que fomos, o sol estava forte (era um dia bem quente do verão carioca!), mas a sombra das árvores nos ajudou a suportar o calor. As árvores também ajudam a dar um apoio moral indispensável na hora de subir e descer. Mas é preciso prestar atenção no caminho: algumas raízes estão quase suspensas e outras são espinhentas. Então: sempre olhe onde você vai pisar.
O que esperar da trilha
Se a intenção é radicalizar, é possível seguir por um caminho alternativo e subir até a Pedra da Gávea pelo Pico dos 4. Nós optamos por fazer o passeio com a agência Tapéporã, que oferece esse trecho com a ajuda de um guia experiente – no nosso caso, foi o Henrique.
A presença de um guia é fundamental, já que não há sinalização oficial até a Garganta do Céu e é fácil se perder no caminho.
Todo esforço, contudo, é recompensado: ao chegar no topo, você estará diante de uma vista de tirar o fôlego do Rio de Janeiro!
De lá, você tem o ângulo perfeito do Rio: dá pra avistar a praia de São Conrado, bem ali embaixo, o Morro Dois Irmãos e até o Cristo Redentor! É uma experiência única e inesquecível que vale a pena ser vivida.
Informações importantes sobre a Garganta do Céu
– Estamos dentro da floresta, sem estrutura. Por isso, leve água, lanche, vá com calçados adequados e o que mais achar necessário (e que caiba na mochila!);
– Nosso passeio, no total, levou cerca de 4h, sem pressa. Isso vai depender do condicionamento físico do grupo, claro. Dica extra: você pode incluir essa trilha em uma manhã no RJ;
– O parque é gratuito e abre diariamente das 8h às 17h (mas as trilhas só podem começar até às 14h, para que dê tempo de retornar);
Dica especial para fazer a trilha Garganta do Céu
Sabia que a Pedra da Gávea é o maior monólito à beira mar da Terra? Por isso, não esqueça: você está numa área que precisa continuar preservada, pelo bem de todos nós! Ou seja, respeite a natureza e desfrute dessa aventura incrível de forma consciente.
Se você tem interesse em conhecer uma das trilhas mais lindas do Rio de Janeiro, aproveite e faça sua reserva no Longboard Paradise e fique bem próximo do ponto inicial da trilha.
Essa é uma oportunidade única de explorar um lado espetacular do Rio de Janeiro e viver uma experiência inesquecível!