Av. Paulo Tapajós, 616 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ   |     (21)  2035.5259   |     (21)  96745.7264

EnglishGermanPortugueseSpanish

Praias Selvagens do Rio de Janeiro: saiba como encontrá-las!

Se você pretende viajar para o Rio de Janeiro mas, na contramão do turismo tradicional das belas praias da Zona Sul cantadas por Tom Jobim, busca conhecer as praias escondidas da grande maioria e cujo acesso é mais restrito devido a sua localização, vale a pena continuar o artigo!

As chamadas “praias selvagens” são conhecidas por suas exuberantes paisagens quase sem nenhuma interferência estética realizada pelos avanços da urbanização. Sem quiosques, multidões nas areias e tudo o que uma clássica praia carioca oferece, essas praias encantam pela beleza e possibilidades de aventuras como diversas trilhas.

Antes de falarmos sobre as “praias selvagens” do Rio, é necessário ficar atento a algumas dicas para garantir que a sua trip não seja nada bad vibes. Pensando nisso, confira dicas importantes para visitar as praias mais escondidas do Rio de Janeiro:

1)
A grande maioria das praias selvagens estão sob Áreas de Proteção Ambiental e não dispõem de serviços públicos para manter o local limpo. Por isso, guarde o seu lixo e não risque as pedras. A sua consciência ambiental manterá a praia limpa! 

2)
Como falamos acima, as praias mais escondidas do Rio não costumam possuir a circulação de quiosques e ambulantes por perto. Na dúvida, leve água e frutas para matar a fome!

3)
Fazendo jus ao nome, as praias selvagens podem dispor uma correnteza mais forte que as demais praias da cidade. Fique atento ao entrar no mar. Além disto, as suas trilhas são moderadas. Opte sempre pela companhia dos guias da região!

4) Vale ressaltar que não é permitido acampar nas praias selvagens, tampouco aconselhável. Sendo assim, procure os campings e hostels da região na hora de procurar uma estadia!

5) Por fim, não poderíamos deixar de lembrá-los sobre uma questão sensível na cidade maravilhosa: a violência. Busque se informar sobre as condições atuais da região que pretende visitar!

Agora, arraste para baixo e veja o roteiro das 10 praias selvagens cariocas que irão te conquistar: 

Praia do Secreto

Localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha, a Praia do Secreto recebeu o nome sugestivo por sua nada fácil localização. É possível chegar até ela através de dois caminhos: seguindo pelas pedras a partir da Praia da Macumba (com muito cuidado) ou para os aventureiros, subindo a estrada que liga a Praia da Macumba e a Prainha, seguindo por uma trilha no meio do caminho que finaliza em uma descida bastante íngreme pela pedra.


Praia dos Búzios

Localizada na Barra de Guaratiba, seu acesso é realizado através de trilhas. A mais interessante começa no final da Rua Parlon Siqueira, a trilha começa ao lado do Bar do Zequinha. O grau de dificuldade da caminhada é leve, mas recomendamos fazê-la durante o dia e sempre em grupo. 


Praia do Perigoso

Também localizada na Barra de Guaratiba, a praia selvagem pode ser acessada pela mesma trilha acima na Rua Parlon Siqueira. Por sua vez, é famosa pela água clara e deslumbrante visual. Em alguns dias, sua correnteza pode ficar mais forte e ao se tratar de uma praia escondida, não há salva-vidas no local. Atenção na hora de entrar no mar!


Praia do Meio

Mais uma praia localizada na Barra de Guaratiba e acessada pela famosa trilha da Rua Parlon Siqueira, a Praia do Meio possui 350 metros de areia branca. Nela está situada a Pedra do Telégrafo. Para chegar nela, basta seguir a trilha por mais 2 km de caminhada leve.


Praia Funda

Outra praia selvagem localizada na Barra de Guaratiba através da trilha que se inicia na Rua Parlon Siqueira, a Praia Funda exige um bom preparo físico, uma vez que o caminho começa a ficar mais fechado e difícil (são morros mais altos). Por seu acesso ser realizado apenas por trilha, pouquíssimas são as pessoas que chegam até lá. 


Praia do Inferno

A última praia selvagem da trilha principal que citamos acima, na Barra de Guaratiba, fica localizada a 500m da Praia do Meio. Cercada de pedras e mata fechada, nem sempre o sol ilumina durante todo o dia. Vale a pena a aventura!


Praia de Grumari

Localizada na Barra da Tijuca, possui 2.5 km de extensão. Ela faz parte de uma reserva ambiental, tal qual a Prainha. Em seu lado norte, a praia selvagem dá de encontro com costões rochosos cobertos de verde. Já em seu canto esquerdo, fica a única praia de nudismo da cidade do Rio de Janeiro (Praia do Abricó). Devido as fortes ondas, a Praia de Grumari é uma ótima opção para os surfistas!


Praia do Abricó

Localizada no Recreio dos Bandeirantes, a Praia do Abricó é a única praia naturista da cidade maravilhosa.  Bem abrigada por pedras e vasta vegetação verde, a praia chama a atenção por suas águas claras.


Prainha

A Prainha fica localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental e por isso, a ação do homem é pouco sentida no local. Para chegar até a praia, é preciso passar por figueiras e paineiras.


Praia da Macumba

Por último mas não menos importante, a Praia da Macumba estende-se do Pontal até o Canal de Sernambetiba e está localizada no Recreio dos Bandeirantes. Elas é conhecida como o paraíso dos surfistas que praticam longboard, possuindo um dos melhores picos do Rio de Janeiro e é onde o nosso Surfclub Longboard Paradise Hostel/Guardaria está localizado!

Curtiu? Confira também como o surf está sendo adaptado em todo o mundo durante o “novo normal” após a pandemia!

Não apenas uma hospedagem, uma experiência inesquecível!

  • Recepção

    Nosso espaço conta com recepcionista disponível das 6h as 22h.

  • Restaurante

    Um espaço com deliciosas opções de café da manhã, almoço, lanches e drinks.

  • Estrutura Completa

    Infraestrutura completa com piscina, sauna, academia funcional, sala de estar com coworking e tv com videogame.

  • Explore

    Passeios para quem quer conhecer e curtir a vibe do local.

  • Guardaria

    Guarde ou alugue pranchas para poder aproveitar as melhores ondas

  • Quartos

    Para todo tipo de trip: suítes, privativos simples, coletivos de 9,12 ou 15 camas

  • Cozinha

    Equipada com microondas, liquidificador, cooktop, geladeira e tudo que você precisa.

  • Aulas de Yoga

    Para quem quer cuidar do corpo e da mente ao som da natureza e relaxar.

  • Aulas de Surf

    Para quem quer aprender em um dos melhores picos de surf do mundo para Longboard.

O PARAíSO DO LONGBOARD

EnglishGermanPortugueseSpanish
WhatsApp chat