Se fôssemos definir o Rio de Janeiro como apenas uma palavra, certamente seria versátil. Isso porque além das famosas praias paradisíacas, a cidade possui bairros mais calmos e tranquilos, espaços com uma pegada mais cultural, ambientes mais agitados com bares e baladas… no geral, o Rio é um local muito rico em termos de paisagens naturais e pontos turísticos. É quase impossível você ficar sem ter o que fazer caso decida visitar esse destino em suas férias.
Seja uma viagem curta ou longa, quando o assunto é Rio de Janeiro, não faltam opções do que fazer na Cidade Maravilhosa. Por isso, para te auxiliar a criar um roteiro de viagem especial, separamos algumas atividades imperdíveis que você não pode deixar de fazer ao estar em solo carioca.
Falando sobre um destino tão versátil como o Rio de Janeiro, é difícil citar em apenas um artigo tudo o que não se pode deixar de fazer na cidade. Afinal, a lista de coisas vai variar também conforme o seu perfil de viajante e do tipo de viagem que busca fazer.
Porém, nesta lista você verá 7 das principais. Mencionaremos atividades diversas para que você possa aproveitar melhor seu tempo no RJ. Confira!
Praticamente o símbolo do Rio de Janeiro, visitar o monumento localizado no topo do Morro do Corcovado é, sem dúvidas, a primeira atividade imperdível para se fazer no Rio. O Cristo é uma escultura de Jesus Cristo com 38 metros de altura, com os braços abertos (literalmente!) simbolizando o amor e a acolhida.
Há várias razões pelas quais o Cristo Redentor é um dos melhores pontos turísticos para se visitar. Além de ser um símbolo importante para o Brasil e uma obra de arte arquitetônica, ele também oferece uma vista panorâmica incrível da Baía de Guanabara.
O Cristo está localizado no Parque Nacional da Tijuca e para chegar lá você pode ir de trem ou de van – ambos têm saída em pontos específicos da cidade.
Outro principal ponto turístico do Rio de Janeiro é o Bondinho do Pão de Açúcar, um teleférico que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.
Além da vista deslumbrante que se tem lá do alto, a própria experiência em si de andar de teleférico já seria uma razão para incluir essa atividade em seu roteiro. O teleférico é uma forma divertida e única de se deslocar e pode ser uma aventura emocionante tanto para crianças quanto para adultos.
Como você já vai estar lá mesmo, vale a pena desfrutar de outra atração carioca: o Morro da Urca. Para além da vista panorâmica, o local também se destaca por permitir que seus visitantes realizem diversas outras atividades, como trilhas, caminhadas e piqueniques.
Como as praias do Rio de Janeiro são o cartão-postal da cidade, nada mais justo do que ter em seu roteiro um passeio ao calçadão da praia mais famosa do RJ.
O Calçadão de Copacabana é um lugar popular para passear devido à sua vista deslumbrante da praia de Copacabana e do oceano, bem como por ser um local de encontro, propício também para realizar atividades físicas, como caminhadas, corrida e andar de bicicleta.
De dia, é um lugar agradável para se passar um tempo ao ar livre, desfrutando da natureza e da beleza da região. De noite, é perfeito para tomar um drink à beira do mar e aproveitar os quiosques, bares e restaurantes do entorno.
Ah! É também no Calçadão de Copacabana, mais especificamente no Posto 6, que fica a famosa estátua bronzeada de Carlos Drummond de Andrade. Não deixe de sentar no banquinho presente na orla e tirar uma foto ao lado de um dos maiores poetas do Brasil.
No rol de atividades imperdíveis para se fazer no Rio de Janeiro, não podemos deixar de incluir uma atração cultural. Aliás, se esse é o tipo de coisa que você gosta de fazer, definitivamente ir ao RJ é uma viagem que precisa estar nos seus planos. Existem inúmeros atrativos culturais no Rio, tome nota de alguns:
Agora, se o tempo está curto e você só vai poder visitar um ponto cultural, nossa recomendação é o Museu do Amanhã. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ele é um marco arquitetônico da cidade e oferece uma oportunidade única de se aprender sobre os principais desafios e oportunidades do mundo atual e do futuro.
Com temas voltados para ciências e tecnologia, a proposta do museu é trazer exposições científicas que explorem questões sobre mudanças climáticas e evolução da sociedade.
Uma boa pedida é conjugar o passeio ao Museu do Amanhã com o Tour pelo Boulevard Olímpico, que fica ao lado, fazendo, assim, uma agradável caminhada pela área portuária.
O que os dois vídeos a seguir têm em comum?
Acertou se você pensou na Escadaria Selarón! Isso mesmo: conhecida por ter sido o cenário de videoclipes de artistas internacionais, como Michael Jackson, Snoop Dogg e U2, a Escadaria é uma atração simples, mas de check in obrigatório quando se pensa em uma viagem ao Rio.
Com cerâmicas coloridas e detalhadas, a Escadaria Selarón compreende uma obra de arte a céu aberto, de autoria do artista Jorge Selarón. Ela está localizada entre os bairros Santa Tereza e Lapa. Inclusive, de lá, é possível visitar outra atração turística carioca, que é um marco histórico e arquitetônico da cidade: os Arcos da Lapa.
Os Arcos da Lapa, também conhecidos como Aqueduto da Carioca, é um dos cartões-postais do Rio, um símbolo importante na região boêmia da Lapa. A visão do aqueduto rende boas fotos!
E falando em foto, a nossa próxima indicação não podia deixar de ser…
A famosa Pedra do Telégrafo impressiona turistas do mundo inteiro em função da ilusão de ótica que o ponto turístico promove. Dependendo do ângulo da foto, você vai parecer estar caindo de um abismo.
Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Aliás, a própria visita ao parque é outra atividade digna de estar no roteiro. O parque é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, com trilhas ecológicas, cachoeiras e uma vista incrível da região.
Cercado por uma variedade de espécies de animais e plantas, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção, nele, você poderá fazer observação da vida selvagem e aprender mais sobre a biodiversidade da região.
Se você é um turista de aventura, recomendamos também explorar as outras trilhas incríveis da região, como a Trilha Pedra do Pontal, que oferece uma paisagem deslumbrante da Praia do Recreio e da Praia da Macumba, e a Trilha Mirante do Caeté, umas das trilhas mais tranquilas para se fazer na Região do Recreio.
Mesmo que você não seja um surfista, a experiência do surf é algo que vale considerar. O surf te propicia estar em contato direto com a natureza e apreciar a beleza do oceano. Estar dentro de uma onda é uma sensação indescritível!
O surf tem uma forte comunidade de praticantes no Rio de Janeiro, tendo o seu reduto na Praia da Macumba, na região do Recreio dos Bandeirantes, conhecida também como o “Havaí do Rio”.
Como há uma ondulação constante, a praia é definitivamente a melhor para se aprender a surfar bem como para praticar outros esportes aquáticos. Nas escolas de surf e também nas hospedagens da região, é possível contratar aulas avulsas ou fechar um pacote de surf para aproveitar as ondas incríveis da Praia da Macumba.
Agora que você já conhece algumas das melhores atividades para se fazer no Rio, temos certeza de que você montará um roteiro de sucesso de acordo com seus gostos pessoais.
Dependendo da quantidade de dias que você for ficar, vale muito a pena conhecer as praias cariocas selvagens: é a garantia de férias em um paraíso pouco acessado.
Para saber mais sobre o tema e conhecer, inclusive, os benefícios em visitar as mais lindas e paradisíacas praias do Rio, leia nosso artigo sobre os motivos para visitar as praias selvagens no Rio de Janeiro.