Recreio dos Bandeirantes

Sem dúvida, quando o assunto é tomar banho de mar nas praias mais limpas do Rio de Janeiro, a região do Recreio dos Bandeirantes, como é conhecida carinhosamente a Zona Oeste do RJ, se destaca, já que ela abriga de fato algumas das mais belas, populares e paradisíacas praias do litoral carioca, como a Praia da Reserva, a Praia da Macumba (ou Praia do Pontal), Praia do Secreto, Prainha, Abricó, Grumari, dentre outras. 

Mas não são apenas as melhores praias do Rio que podem ser visitadas no Recreio. O local se situa também em áreas de preservação ambiental, possuindo  uma série de pontos turísticos que são imperdíveis para quem busca outras opções de lazer. Confira a seguir tudo o que fazer no Recreio dos Bandeirantes.  

Um paraíso chamado Recreio dos Bandeirantes

Todo roteiro de viagem para a região do Recreio envolve a visita às lindas praias da região, que contam com uma boa infraestrutura de quiosques e, diga-se de passagem, quase sempre são próprias para banho. 

Você pode caminhar pela orla, que possui uma extensa faixa de areia, andar de bicicleta ou de skate, praticar esportes aquáticos ou simplesmente relaxar na areia.

Em função da tranquilidade que o bairro oferece se comparado a outras regiões do Rio, o Recreio dos Bandeirantes tem se tornado um destino muito procurado por viajantes que buscam sol, mar e lazer em um local de sossego e tranquilidade.

Por sua localização privilegiada, ao lado da Barra da Tijuca, há várias coisas para se fazer na região. Por isso, separamos 5 pontos turísticos para você aproveitar as outras atrações do local.

1. Parque Estadual da Pedra Branca

O parque é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, com trilhas ecológicas, cachoeiras e uma vista incrível da região. Por ser uma área de proteção ambiental – considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo –  o local é perfeito para tirar boas fotos e apreciar a paisagem.

Há muitos lugares para sentar e contemplar o espaço, além de áreas de piquenique para quem quiser trazer um lanche. 

Por ser um lugar tranquilo, o local é perfeito para relaxar e desfrutar da natureza. Você poderá fazer uma trilha, visitar o mirante ou mesmo explorar a fauna e a flora. 

O parque possui uma variedade de espécies de animais e plantas, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção. Você poderá fazer observação da vida selvagem e aprender mais sobre a biodiversidade da região. 

A Pedra do Telégrafo é um dos principais atrativos do Parque e vale a pena fazer a trilha para acessá-la. Não à toa, é nossa próxima recomendação.

2. Pedra do Telégrafo 

A famosa Pedra do Telégrafo  possui mais de 300 metros de altura e oferece uma vista espetacular da cidade, permitindo que você veja as principais praias selvagens do Rio de Janeiro, como a Praia de Grumari, bem como a Pedra da Gávea. 

Além dessa vista incrível, você estará pisando em um local histórico: a Pedra do Telégrafo também foi usada como um ponto de transmissão de sinais telegráficos, servindo de base para a observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial. 

3. Parque Natural Municipal de Marapendi

O Parque Marapendi é outro ponto turístico muito popular na região que merece entrar no seu roteiro.

O parque possui uma série de atrações turísticas para os visitantes, incluindo cachoeiras e um lago artificial, onde é possível praticar esportes aquáticos como stand up paddle e caiaque. É uma ótima opção de lazer para os amantes de esportes ao ar livre.

E se você gosta de explorar atividades em meio à natureza, não deixe de incluir uma visita aos outros parques ecológicos presentes na região do Recreio dos Bandeirantes, como o Parque Natural Municipal Chico Mendes e o Parque Natural Municipal da Prainha

O Parque Chico Mendes possui uma área de mais de 3 mil hectares e é uma das maiores áreas verdes da cidade. Já o Parque da Prainha, por estar em frente à Prainha, é perfeito para banho e prática de esportes aquáticos. É nesse parque também que você pode fazer uma trilha que leva até o Mirante do Caeté, de onde você poderá ter uma vista de tirar o fôlego. 

A vista lá de cima é muito boa, mas tome cuidado na hora de tirar uma foto: algumas madeiras no deck costumam estar quebradas, o que pode fazer com você leve um tombo. Portanto, vá com bastante atenção.

4. Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal é um lugar ideal para aqueles que desejam conhecer mais sobre a arte popular brasileira. Nele, você encontrará peças que representam a cultura rural e a cultura urbana, além de itens ligados às atividades cotidianas, festivas e religiosas do Brasil. 

O espaço possui uma coleção de mais de 8 mil peças de arte feitas por artistas brasileiros, incluindo esculturas, pinturas, cerâmicas e outras obras de arte, além de um jardim com mais de 50 esculturas de artistas contemporâneos.

O museu é perfeito para passear e conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira.

5. Shopping Recreio 

Não podemos deixar de terminar nossa lista incluindo o principal shopping da região. 

O Recreio Shopping é um dos mais populares shoppings do bairro e conta com várias lojas famosas, restaurantes e opções de entretenimento, como cinema e brinquedos. 

A visita vale pela comodidade natural que os shoppings em si sempre oferecem, ou seja: encontrar tudo o que você precisa em um só lugar.

Agora, se você quer conhecer um shopping diferenciado, recomendamos visitar o  Barra World Shopping, que se diferencia por uma arquitetura interessante e única, que reproduz os principais monumentos e características de vários países.

Ao caminhar pelo exótico shopping, você encontra réplicas de monumentos famosos, como a Torre Eiffel, o Big Ben, o Coliseu e a Torre de Pisa, entre outros. 

Tudo isso cria um ambiente divertido e interessante para os visitantes, que podem “viajar pelo mundo” enquanto fazem compras.

Recreio dos Bandeirantes

Dê o próximo passo rumo à sua viagem para o Recreio dos Bandeirantes

Esses são apenas alguns dos pontos turísticos presentes no Recreio dos Bandeirantes. Ele é de fato repleto de atrações e passeios que contemplam quase todos os perfis de viajantes, então vale a conhecer e explorar a região, aproveitando os outros pontos bem legais nos arredores do bairro, bem como visitar as famosas praias do Recreio, como a Praia da Macumba

Comece logo a planejar sua viagem e, para isso, você pode contar com todos os demais conteúdos disponibilizados no Blog do Longboard Paradise. Nele você encontrará todas as dicas para fazer o passeio perfeito. 

Boa viagem!