O Surfe em Paris 2024 está chegando!
E se você também quer acompanhar de perto essa disputa — ainda que remotamente — venha conosco nesse conteúdo.
Saiba onde e quando vão ocorrer essas disputas, as principais etapas e quais surfistas já conseguiram garantir uma vaga em uma das mais importantes competições do mundo do surfe.
Boa leitura!
O Surfe em Paris 2024 contará com a participação de 48 atletas, 24 em cada gênero, representando os 11 países classificados para os dois eventos dessa disputa.
Além disso, a categoria possui 27 atletas convocados por seus países.
O Brasil já garantiu a participação de três atletas — podendo até mesmo sonhar com um pódio 100% brasileiro na disputa!
São eles:
A Tati Weston-Webb foi a primeira surfista brasileira a se classificar, em abril de 2023, após terminar em segundo lugar no ranking feminino da Liga Mundial de Surfe (WSL).
Enquanto Filipe Toledo se classificou em julho de 2023, após vencer a etapa de Jeffrey’s Bay, na África do Sul, e João Chianca se classificou em agosto de 2023, após terminar em quinto lugar no ranking masculino da WSL.
A boa notícia é que o Brasil ainda pode conquistar uma terceira vaga olímpica pelo ISA Games, que será realizado em El Salvador, em novembro de 2023. Os dois melhores surfistas brasileiros no evento irão garantir a vaga para o país.
Com 8 vagas a mais do que nas últimas Olimpíadas, o Surfe em Paris 2024 contará com 48 participantes, sendo 24 masculinos e 24 femininos.
Para definir quais serão os atletas classificados, é realizada a seguinte distribuição:
Candidatos masculinos
Candidatas femininas
Até o momento, os surfistas da categoria masculina que já foram classificados para participar do Surfe em Paris 2024 são:
Enquanto os participantes já classificados para a categoria feminina são:
Quem acompanha a etapa de surfe e os demais campeonatos olímpicos sabe que as datas são flexíveis, por dependerem da condição climática do local para os participantes poderem executar suas manobras.
Contudo, temos certeza que essas disputas vão acontecer entre 27 a 30 de julho de 2024 — esteja preparado para ficar acordado durante 24 horas para conseguir acompanhar os seus favoritos!
Além disso, o campeonato World Surf League (WSL) do Taiti, que ocorreu entre 11 a 20 de agosto, funcionou como evento-teste do surfe para os participantes classificados para a disputa olímpica.
Enquanto a maioria das disputadas nas Olimpíadas de Paris ocorreram no país europeu e, principalmente, em sua capital, os participantes da etapa de surfe terão que garantir seu visto para outro destino.
Afinal, as disputadas de surfe vão ocorrer na praia de Teahupoʻo, na ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, há quase 16 mil quilômetros distante da capital francesa.
Inclusive, essa escolha foi bastante comentada e comemorada pelos surfistas, devido à qualidade das ondas dessa ilha da Polinésia Francesa.
O Surfe em Paris 2024 será dividido em duas etapas: feminino e masculino, cada uma com 24 participantes cada.
Essas etapas irão ocorrer entre os dias 27 a 30 de julho, conforme as condições climáticas do dia, podendo sofrer alterações para impedir o prejuízo dos participantes.
As etapas do Surfe em Paris 2024 podem ser assistidas ao vivo, para aqueles que puderem acompanhar pessoalmente a disputa na ilha do Taiti, na Polinésia Francesa.
Contudo, para quem não puder fazer essa viagem, saiba que canais irão transmitir ao vivo essas disputas, tanto na televisão — através dos canais fechados — ou no YouTube.
O importante é conseguir torcer para os nossos brasileiros e mandar as energias positivas para que eles tragam as medalhas merecidas no Surfe em Paris 2024!