Com um dos litorais mais charmosos do Brasil, o surf no inverno do RJ abriga picos dos mais populares para a prática, aproveitando essa época em que os mares do sudeste ficam mais agitados e espaçados, garantindo ondas maiores e mais consistentes.
Nesse cenário, há boas praias espalhadas por todo o estado, garantindo opções para todo tipo – e nível – de surfista. Veja as nossas indicações!
Conhecendo os melhores picos de surf no inverno do RJ
Praia da Macumba
Conhecida também como Praia do Pontal, a Praia da Macumba é um famoso spot na zona oeste do Rio de Janeiro, e é também a casa do Longboard Paradise Surf Club.
A praia é conhecida no Rio por suas águas claras e cristalinas e pela areia branca e fofa. Além disso, ela garante não só um visual de tirar o fôlego, como também um ar mais puro e refrescante para se respirar.
A região é também apelidada de “Havaí do Rio” por conta do grande volume de surfistas que frequentam seu mar ondulado. Há esportistas dos mais diversos estilos e níveis.
O sossego e a tranquilidade nos arredores também garantem uma maior conexão com a natureza e concentração antes de cair pra dentro do mar. É o match ideal para quem quer uma conexão mais profunda com o mar.
A dica aqui é aproveitar o ambiente tão envolvido pelo esporte e se enturmar com surfistas mais experientes, que podem te introduzir à cultura do surf do Rio e te ajudar a entender como dominar as ondas desse mar.
Praia da Barra
A Praia da Barra é a mais famosa no bairro da Barra da Tijuca, sendo conhecida por ser uma das queridinhas entre celebridades que gostam de surfar.
No Postinho, um pico na praia da Barra, as ondas são tubulares e um pouco mais rápidas, o que favorece sua potência. O mar também costuma ser mais “concorrido” com praticantes de kitesurf e windsurf, pela região ser uma área legalizada para a prática pela prefeitura do Rio.
Há também uma maior incidência de turistas, já que a Barra da Tijuca é um dos bairros mais famosos entre quem frequenta a cidade.
Por isso tudo — e mesmo durante o inverno do Rio, o Postinho acaba sendo uma opção melhor durante a semana e, mesmo assim, é importante que você tenha um pouquinho mais de experiência com a prancha para conseguir acompanhar a intensidade das ondulações.
Itacoatiara
Conhecida pelas ondas gigantes, Itacoatiara faz a festa de quem se arrisca pelos picos de Niterói. É lá que acontece o Big Wave, evento de surf voltado para ondas gigantes.
No inverno do Rio, é comum encontrar por lá ondas de 3 a 4 metros, sendo esse um dos mares mais desafiadores dentro dessa modalidade no Brasil.
O visual é lindo, com faixa de areia de cara para o vento e cercada pelas formações rochosas que caracterizam essa região do Brasil.
Há turistas e banhistas locais, especialmente no final de semana, mas em uma quantidade bem menor do que em spots como o Postinho e o Pontal.
Aqui, a dica é se preparar bem para encarar as big waves, fortalecendo seu corpo, sua mente e seu surf. Invista em momentos de meditação, yoga, alongamentos e exercícios de respiração e, de preferência, vá acompanhado de alguém que já está familiarizado com o local.
Saquarema
O município, um pouco mais ao norte do Rio e de Niterói, é um importante e famoso point de surf do Brasil. Foi lá, na Praia de Itaúna, que rolou o VIVO Rio Pro, a única etapa do CT da WSL de 2023 na América do Sul.
Apelidada de Maracanã do Surf por alguns surfistas, a praia é um point clássico do esporte desde os anos 1970, quando recebeu uma série de competições do calendário mundial.
Para muitos, é o melhor pico do Brasil, caracterizado por ondas gordas e fortes, porém manobráveis.
Aqui, o wetsuit é imprescindível, já que o mar costuma variar entre frio e gelado durante todas as épocas do ano.
Ali, o surf respira intensamente todos os dias, com crowd constante e frequentemente estrelado por grandes nomes da modalidade.
Não é um mar para amadores, especialmente pelas variações de vento e ondulações de leste, que são as mais fortes e consistentes.
Mesmo assim, há iniciantes que se arriscam nas águas frequentemente, e mesmo não dominando as manobras mais radicais, a cultura ali é não admitir nenhum tipo de desrespeito, com um grande espírito comunitário envolvendo quem frequenta a praia.
Por suas características de temperatura da água, crowd e formação de ondulações, esse talvez seja o pico ideal para surfar durante o inverno do Rio.
E aí, curtiu as dicas?
O Longboard Paradise oferece toda a estrutura ideal para te receber no Rio e te ajudar a conhecer os melhores spots da região.
Faça uma reserva agora e venha viver essa experiência com a gente! 👇